quarta-feira, 11 de junho de 2008

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Tendo como tema central S.O.S. PLANETA TERRA, a Escola de Ensino Médio Vivina Monteiro promoveu no dia 06 de junho de 2008 a CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, uma ação didática voltada para a reflexão e discussão sobre educação ambiental, com uma postura voltada para as questões regionais e locais.
O evento aconteceu durante o dia no Teatro Municipal e a noite na sede da escola. Os educandos puderam assistir vídeos com o Hino Nacional cantado pela Timbalada e com imagens da natureza brasileira, além de um Manifesto intitulado AMAZÔNIA PARA SEMPRE, onde se discutia a manutenção dos recursos naturais da floresta amazônica.
Vários temas foram abordados através de palestras que abordavam temas ligados à realidade dos educandos, onde se destacam: Transposição do Rio São Francisco: males ou benefícios - Erivan Anastácio; Abalos Sísmicos: os riscos de terremotos no Ceará - Daniela Batista; Amazônia insônia do mundo - Herculano Ribeiro; Rio Salgado: uma riqueza esquecida - Getúlio Oliveira; Biodiversidade: a luta pela sobrevivência - keilha Núzia; A importância da alimentação para a saúde - Virlena Jorge; e, Educação Patrimonial - Antonio José Pereira.
Além da apresentação de projetos desenvolvidos na escola, a saber: Reciclar é possivel - Webston Nicolau; e Equilíbrio Ambiental - Keilha Núzia.
Iniciativas como a da Escola Vivina Monteiro demonstram uma real necessidade de incorporar na educação dos jovens o interesse e o despertar de uma consciência ambiental, não somente em se tratando do meio-ambiente como um todo, mas o próprio ambiente no qual eles estão inseridos. Numa perspectiva de mudanças de pensamentos e de atitudes, em que os jovens passem a agir como protagonistas de ações positivas.
Antonio José Lima Pereira

Nenhum comentário: