![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrsojOu_Ghwf0z_dL3Rr4zw6ohAoAjJZKAYmG8XzS-612kC2z0D5RCCrPeUlVfYi5GPJq14yMWHHgOMFVWQncvQ3KMzmyyCLHpUSjAe63WuaGxpNYSIxPLat-dVkPMIwPn1VhjD9fgx9FJ/s320/I+ROSARIO.jpg)
Após seis anos funcionando como área pastoral, vinculada à Paróquia Nossa Senhora da Expectação, foi criada a Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Abrangendo parte da sede da cidade (tendo como linha divisória a rua Monsenhor José Frota) e os distritos de Icozinho, Pedrinhas e São Vicente.
Assume como 1º Vigário o Padre João Melo.
Merece menção a atuação pastoral do Pe. Fernando Cavalcante que iniciou o processo de elevação da área pastoral para a condição de paróquia.
O Santuário dedicado à imagem de Nossa Senhora do Rosário, ou Nossa Senhora dos Homens Pardos teve em 1888 o ano de sua conclusão.
Com linhas do barroco, o templo possui três naves e na nave central está o altar principal, que guarda imagens como a de Santa Luzia, São Benedito e Nossa Senhora da Apresentação, além da imagem principal de N. Sra do Rosário.
Inicialmente construída para ser sede da Ordem Religiosa de Nossa Senhora dos Homens Pardos, por ser a padroeira dos negros. Abriga a história de ter sido o único templo que podia ser frequentado pelos negros escravos na cidade.
O templo passou por um processo de recuperação e a imagem passou por um restauro.
Hoje, mais um capítulo se acrescenta a história desta magnífica construção. Passa a ser a Igreja Matriz da paróquia dedicada a Maria sob o título de Senhora do Rosário.
Antonio José Lima Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário