sábado, 29 de março de 2008

ENCHENTE NO RIO SALGADO - ICÓ


Assim como nos anos de 1960, 1984 e 2004, o Rio Salgado apresentou aumento considerável de seu volume de água, configurando-se como uma das suas maiores enchentes.
O Rio Salgado nasce no sul do Ceará, na região do Cariri, desaguando no Rio Jaguaribe na área do município do Icó. Em sua extensão banha 23 municípios. Sua bacia é formada por vários rios, dentre eles estão o Batateiras, Missão Velha e Grangeiro, além de pequenos riachos. Sua bacia banha uma extensão de 13.275,0 km. Como um dos mais importantes afluentes do Rio Jaguaribe é um dos responsáveis pelo abastecimento do reservatório do Castanhão.
A história deste rio se confunde com a história do povo icoense. A partir da colonização do sertão acompanhando o leito dos rios, os colonos chamados de "homens do (rio) São Francisco" chegaram a estas terras e formaram o primeiro núcleo de povoamento. O próprio alinhamento das ruas da antiga vila, criadas sob Carta Regia do Rei de Portugal, delimitava o traçado das ruas seguindo o curso do rio.
A exploração de suas margens através de lavouras e a construção de moradias em seu leito, ao longo de toda a sua extensão, contribuiu para um assoreamento, tornando fácil as cheias.
Com as chuvas intensas durante o mês de março, o Salgado está com grande volume e causando destruição ao longo do curso. No Icó várias comunidades foram atingidas pelas águas, Conjunto Pedrinhas, GH1, GH2 e bairros da sede (São Vicente, DNER e Rua Sr. do Bonfim).
Várias ações estão sendo tomadas pela sociedade e pelo poder público para atendimento das vítimas das enchentes. Contudo, ações de preservação das matas ciliares e de uso sustentável do Rio Salgado precisam ser feiras, para fins de diminuirem os danos causados.

Nenhum comentário: